segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mais e melhor?

são 2 dos adjectivos, suponho, esta parte da escola não está muito fresca, mas sempre me causaram bué confusão?

Como é possível, dizer algo como:

este gelado é o melhor que já comi;

foi o melhor golo da minha vida;

é a gaja mais melhor boa que já vi;

etc etc.

do género é o melhor gelado comparado com os que já comi, de sempre? lembro-me de todos? posso dizer que é mesmo muita bom, mas será o melhor?

se para gelados e outras coisas esta discussão pode ser relativamente inútil, tem muitas outras coisas da vida que não é?

faz sentido quantificar as coisas? não pode uma cena ser boa só porque sim? porque às vezes pode nem ser o melhor gelado, mas é o que está ali... ou até pode ser o melhor gelado, mais não seja porque é diferente dos outros todos que andaste a comer, mesmo que esses tenham sido muita bons, e se puderes os vais voltar a comer.

bem vou prá cama que o meu mal é sono, mesmo assim, vou sem estar convencido que alguma vez vá conseguir decidir qual é o gelado que gosto mais, alias sei que não vou descobrir nunca, mas vou dormir convicto que se tem coisa que eu gosto mesmo é comer gelados, e isso por si só, já é muita bom!!!



2 comentários:

Unknown disse...

Só pela tua paz de alma... Melhor é o grau comparativo de superioridade do adjectivo bom. Mais pode ser advérbio, conjunção ou pronome, depende da frase ou da sua função na frase... Pois e é isso... Vai lá dormir!

Miguel Costa disse...

o mais eu ainda consigo compreender, o melhor e pior é que é chato :D

já agora se eu tivesse pensado acho que tinha chegado lá, ao facto de o mais não ser adjectivo